quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta-Feira:Dia das cinzas


Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pense nisso!

                           religiosa - Recados e Imagens (2561)

Preparação para quarta feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"LOGOMARCA DA JMJ RIO2013 É FRUTO DA FÉ E DA ORAÇÃO DE UM JOVEM"

"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro cantos do mundo.

À primeira vista uma pessoa tímida e aparentando um misto de ansiedade e expectativa. Assim chegou Gustavo ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013. Quando recebera o telefonema, ele foi informado apenas de que deveria ir ao Rio em função do concurso, mas sem saber que era o vencedor.
"Vinha carregando uma certa esperança de ficar entre os finalistas.  Quase não consegui participar. Enviei meu trabalho no último dia, mas pra mim havia sido tão forte aquela criação que fiz de tudo, parei, corri o que foi possível para não perder essa oportunidade e acabei surpreendido com a notícia de que havia vencido. Fui escolhido com a graça de Deus", afirmou Gustavo.

Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.

"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.

De formação católica desde a infância, ele participa de grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) desde os 19 anos. É Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e faz parte do setor de Comunicação da RCC nacional. "Fui conhecendo e podendo amar mais a Igreja através da Renovação. Posso servir ao Senhor através deste movimento e das equipes pastorais da Igreja", ressaltou.

 A logomarca

Gustavo, que nunca participou de uma Jornada, disse que acompanhou a JMJ em Madrid, ao vivo através da internet. "Tinha um desejo muito grande de estar envolvido nisso como jovem católico. Quando foi anunciado que a Jornada seria no Rio, comecei a pensar que poderia haver um concurso que pudesse participar, e poucos dias depois ele abriu. Já estava com essa esperança. Acompanhei os meios oficiais, através do site da JMJ, e trouxe em meu coração esse desejo do que eu poderia fazer algo", lembrou.

Para Gustavo, era como um sonho: "Da forma como costumo fazer o trabalho com o uso de imagem para a Igreja, foi a maneira como construí o desenho. Na Igreja temos que colocar espiritualidade nas imagens que apresentamos. O modo como o mundo mostra alguma coisa, aquilo tem que ser apenas belo, mas na nossa maneira tem que ter conteúdo, carregar o significado da nossa fé".

Gustavo recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.

"Nessa passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha. Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor - Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele momento será o coração do mundo para os jovens,  acolhendo-os  na referência da montanha e do mar", concluiu.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Notícia da hora!

       É tempo de nós nos prepararmos para a Campanha da Fraternidade 2012,confira o hino oficial:

 
                                     

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam á Diocese de Guarabira!

          Por volta das 13:30h os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estavam aportando na cidade de Alagoa Grande e foram recepcionados com grande alegria e entusiasmo de todos os paroquianos de Nossa Senhora da Boa Viagem. Após a celebração da missa, naquela paróquia, os símbolos seguiram até as cidade de Alagoinha, Cuitegi e Guarabira onde foram recepcionados por centenas de jovens e veículos que se concentravam na entrada da cidade.
Em procissão, seguiram os símbolos e a multidão até a Cadetral de Nossa Senhora da Luz  onde permaneceram até a manhã do dia 03/02/2012.



















quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Veja as fotos da novena da luz 2012!



                                     

Podemos ver que na foto está o altar,ao lado esquerdo um pedestal com uma imagem de Nossa Senhora da Luz que é entronizada no inicio da novena e atrás do altar o nicho com a imagem  trazida pelo português José Gonçalves da Costa ( o Costa Beiriz) á 252 anos atrás.

          Altares que compõe as laterais da catedral,sendo 4 altares no lado direito e 4 altares  no lado esquerdo.



Conheça uma história de graça e luz!

             A devoção a Maria Santíssima com a invocação Nossa Senhora da Luz teve seu início no século XV. Surgiu em meio a uma história singela e singular: ao ser aprisionado pelos mouros, um senhor português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, invocou com fé a proteção da Mãe de Deus, a qual o libertou.

Em Guarabira, a devoção a Virgem da Luz remonta de 1755, com a chegada do português José Gonçalves da Costa ( o Costa Beiriz), que fugindo do seu país onde a 01 de novembro ocorrera um terremoto de proporções catastróficas, matando mais de quarenta mil pessoas, só na 
cidade de Lisboa. Gostando das terras que visitou, comprou-as por seis mil cruzados ao Padre Francisco Ferreira e regressou a Concelho de Póvoa de Varzim, Distrito do Porto, seu torrão natal, para apanhar os familiares e conduzi-los à sua "nova terra".

Com Beiriz vieram os filhos Virgínia, Catarina, Romana e Cosme (sacerdote) e o sobrinho José Joaquim da Silva, que se casaria futuramente com a prima Virgínia. Com a ajuda dos escravos, Beiriz ergueu um engenho moderno por ter eixos de ferro, nas imediações da atual rua Costa Beiriz, centro de Guarabira.

Quando chegou, Beiriz trazia consigo a imagem da Virgem da Luz, pois lhe fizera a promessa de erguer uma capela em sua homenagem na localidade que viesse a fixar residência com os familiares. Edificou-a em 1760 e expôs a imagem da Virgem da sua devoção e as missas e novenas foram ali oficiadas pelo filho Cosme.

A festa de Nossa Senhora da Luz é celebrada todos os anos, de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, na Catedral de Guarabira. É a luz de Jesus chegando a todos por meio de Maria Santíssima.

                    Essas fotos são a lembrança da procissão com a imagem de Nossa Senhora da luz no dia 02/02/2011 pelas ruas de Guarabira.

Siga a Cruz!

      A Comissão organizadora da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013 comunicou que está disponível para download o aplicativo “Siga a Cruz”, uma ferramenta oficial da JMJ que irá possibilitar, pelo celular ou tablet, acompanhar passo a passo o trajeto dos Símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, pelo Brasil.
A ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo departamento de Tecnologia da Informação da Comunidade Canção Nova, a pedido da Comissão JMJ RIO2013. O aplicativo pode ser adquirido, inicialmente, pelos usuários de dispositivos iPhone, iPad e iPod.

Em breve, será lançada também a versão para Tablets e Smartphones com a plataforma Android. A ferramenta tem como objetivo exibir de forma dinâmica, por meio de um mapa com recurso de geolocalização, o trajeto percorrido pelos Símbolos da JMJ. Os usuários também poderão interagir com seus amigos via Twitter e Facebook, traçar rotas detalhadas para o local onde se encontra a Cruz e acessar galerias exclusivas de fotos.

Baixe o aplicativo direto da página oficial da JMJ RIO2013, clicando aqui.