quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Conheça uma história de graça e luz!

             A devoção a Maria Santíssima com a invocação Nossa Senhora da Luz teve seu início no século XV. Surgiu em meio a uma história singela e singular: ao ser aprisionado pelos mouros, um senhor português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, invocou com fé a proteção da Mãe de Deus, a qual o libertou.

Em Guarabira, a devoção a Virgem da Luz remonta de 1755, com a chegada do português José Gonçalves da Costa ( o Costa Beiriz), que fugindo do seu país onde a 01 de novembro ocorrera um terremoto de proporções catastróficas, matando mais de quarenta mil pessoas, só na 
cidade de Lisboa. Gostando das terras que visitou, comprou-as por seis mil cruzados ao Padre Francisco Ferreira e regressou a Concelho de Póvoa de Varzim, Distrito do Porto, seu torrão natal, para apanhar os familiares e conduzi-los à sua "nova terra".

Com Beiriz vieram os filhos Virgínia, Catarina, Romana e Cosme (sacerdote) e o sobrinho José Joaquim da Silva, que se casaria futuramente com a prima Virgínia. Com a ajuda dos escravos, Beiriz ergueu um engenho moderno por ter eixos de ferro, nas imediações da atual rua Costa Beiriz, centro de Guarabira.

Quando chegou, Beiriz trazia consigo a imagem da Virgem da Luz, pois lhe fizera a promessa de erguer uma capela em sua homenagem na localidade que viesse a fixar residência com os familiares. Edificou-a em 1760 e expôs a imagem da Virgem da sua devoção e as missas e novenas foram ali oficiadas pelo filho Cosme.

A festa de Nossa Senhora da Luz é celebrada todos os anos, de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, na Catedral de Guarabira. É a luz de Jesus chegando a todos por meio de Maria Santíssima.

                    Essas fotos são a lembrança da procissão com a imagem de Nossa Senhora da luz no dia 02/02/2011 pelas ruas de Guarabira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário