sexta-feira, 25 de maio de 2012


Escrito por Fúlvio Costa                  
Sex, 25 de Maio de 2012 16:58

A equipe do Conselho Missionário Nacional (Comina) se reuniu ontem e hoje, dias 24 e 25 de maio, para tratar de alguns assuntos importantes da dimensão missionária na Igreja no Brasil e no mundo. A reunião contou com presença de 12 membros da equipe.

Em pauta, algumas tarefas do Comina, relacionados à tesouraria que é assumida agora pelo padre Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão para a Missão Continental da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); trataram de alguns projetos para o ano corrente, recursos financeiros para os regionais, e o projeto solidário da Igreja no Haiti. Este último, receberá a visita da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e secretária executiva do Comina, irmã Dirce Gomes.
O teólogo da missão, padre Paulo Suess, durante a reunião, refletiu o tema “Encarnação e autonomia: fidelidade e audácia, duas palavras-chave do Vaticano II”. Ele falou sobre a autonomia da Igreja após o Concílio Vaticano II e o salto que a Igreja deu no âmbito da liturgia, responsabilidade social e o reconhecimento de que não só a Igreja Católica carrega a força da salvação.
Com relação ao 3º Congresso Missionário Nacional, evento que acontece entre os dias 12 e 15 de julho, discutiu-se sobre o processo de realização, a sede, exigências financeiras e encaminhamento dos trabalhos para a preparação do evento. De acordo com o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, a reunião do Comina é importante para traçar os passos da dimensão missionária ao longo do ano com atividades que possibilitem valorizar os trabalhos e as pessoas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário